
A Escola Bíblica Semanal.
Historicamente a dia natalício da EBD é 3/11/1783 (1° domingo). Quando Robert Raikes deu início a expansão do movimento que ele havia iniciado em 1780. Ocorre que a 1ª EBD começou a funcionar em caráter permanente em Janeiro de 1782.
Desse modo, considerando que a EBS foi estabelecida nas ADJM no mês de Janeiro e nesse mês também foi realizada a 1ª EBD de modo permanente, as ADJM resolveram comemorar essa data tão importante no mês de Janeiro. Por conveniência organizacional escolhemos o 4º domingo do mês como data comemorativa da EBS. Na semana do 4º domingo também iniciamos a nossa Semana Bíblica e, com isso damos início ao ano teológico das ADJM.
A EBS o órgão de ensino bíblico semanal da Sede Geral das ADJM, das sedes regionais e filiais para todos os membros e interessados na matriz, nas sedes regionais e nas filiais. Quando possível os membros por ocasião das EBS são divididos por faixas etárias e ou por grupos de interesse.
A Escola Bíblica Semanal acontecerá preferencialmente nos domingos e, nos locais onde não for possível, poderá ocorrer nos dias dos cultos de ensino. Aos domingos o horário matutino é o mais indicado. A duração da reunião de estudos é de 90 minutos.
As revistas bíblicas são de uso preferencial, no entanto, podem ser usados livros sobre assuntos específicos, de interesse da instituição para a formação doutrinaria de seus membros em suas respectivas categorias.
Ao solicitar a sua admissão no quadro de membros das ADJM, a pessoa também assume o compromisso de ser frequentador assíduo da EBS, se preparando biblicamente para melhor servir ao reino de Deus, pois ali ocorre parte do discipulado.
O responsável pela EBS na igreja matriz é chamado de Coordenador Geral, na sede regional ele é chamado de Coordenador Regional e nas filiais de Líder da EBS, os quais também poderão atuar como professores.
A diretoria da EBS na igreja deve ser composta de 1 coordenador, 1 vice-coordenador, 1 ou 2 secretários e 1 ou 2 tesoureiros e nas filiais, 1 líder, 1 vice-líder, 1 ou 2 secretários e 1 ou 2 tesoureiros, de acordo com o seu tamanho.
O coordenador e o líder receberão a lista de membros da matriz, da sede regional e da filial, conforme o caso, e farão ostensivamente com os demais diretores o convite para os membros frequentarem a EBS.
A EBS por seu Coordenador Geral promoverá cursos, simpósios e workshops anuais para formação e aperfeiçoamento de líderes, recebendo apoio do IBPLUS.
As reuniões de professores e liderança acontecerão sempre que necessário, no mínimo, duas vezes no ano. O professor que precisar faltar deverá avisar antecipadamente o coordenador e o substituto.
A sistemática litúrgica da EBS é a mesma do culto, com as devidas adequações.
Aos domingos o encerramento do período de estudo se dará com um primeiro aviso às 10h15m para que os professores finalizem suas atividades e, no segundo sinal, cinco minutos depois, as classes se reúnem no plenário da igreja para a liturgia coletiva de culto.
Reunidos, faz-se a oração e uma classe, parte dela ou alguém previamente escolhido, em sistema de rodízio, fará uma apresentação segundo a sua conveniência – louvor e breve mensagem.
A mensagem será ministrada antes do ofertório e o louvor apresentado por ocasião da entrega das ofertas. Os cantores ofertarão primeiro.
Durante o ofertório as pessoas estarão em oração, podendo ser cantado um ou mais hinos por aquele ou aqueles que foram escolhidos anteriormente, enquanto os demais se dirigem ao altar onde entregarão suas vidas e suas contribuições (dízimos, votos e ofertas).
Depois será feito o momento missionário. Após esse ato, são informados os avisos e encerra-se a EBS com oração e bênção pastoral no modelo ADJM.